O que são ODS e por que é importante alinhar seu negócio a eles?

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Alice Assad e Giuliano Wassall

A Agenda 2030, traçada em 2015 pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano de ação global que tem como objetivo erradicar a pobreza e promover dignidade às pessoas, respeitando as condições do nosso planeta e sem comprometer o andamento das próximas gerações. O plano compreende 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que conhecemos como ODS e 169 metas que corroboram em favor da sustentabilidade.

Os objetivos são integrados, mas não se restringem, necessariamente, ao meio ambiente. Eles estão relacionados às esferas social, ambiental e econômica. Engana-se quem imagina que eles sejam destinados somente aos governos e às grandes corporações: eles podem ser colocados em prática por qualquer cidadão que esteja comprometido com o futuro do planeta e das próximas gerações.

Há inúmeras formas de aplicar os ODS na sua rotina diária pessoal. A dica é que se repensem as atitudes e enumerem as possibilidades de se fazer algo. Do cenário que você estabelecer, tente sempre escolher a maneira que se aproxime mais dos objetivos. Por exemplo, se está saindo para trabalhar, veja quais são as alternativas possíveis: pegar o seu carro, usar o transporte público ou ir de bicicleta? Se a bicicleta não for uma ideia, que tal tentar o transporte coletivo e minimizar as suas próprias emissões de carbono?

Contudo, neste artigo, nossa intenção é te ajudar a aplicar os objetivos no seu negócio.

Primeiramente, é importante saber quais são eles. Os 17 ODS estabelecidos são:

Os estudos mais recentes já apontam que estamos um tanto atrasados para chegar a 2030 com a pobreza erradicada e a dignidade garantida a todas as pessoas. Se quisermos chegar lá precisamos fazer ainda mais e agir de maneira rápida e bem estruturada.

No entanto, as metas estabelecidas até o momento pelas empresas têm sido, de maneira geral, pouco ambiciosas. O Pacto Global da ONU, em parceria com a SAP e a Accenture, propuseram 10 benchmarks para que a iniciativa privada consiga aumentar seus respectivos níveis de ambição, de forma a potencializar as chances de cumprir a Agenda 2030. São eles:
– Equilíbrio de gênero em todos os níveis de gestão;
– Zero incidência de corrupção;
– 100% dos funcionários com salário digno;
– 100% de recuperação de recursos, com todos os materiais e produtos recuperados e reciclados ou reutilizados ao final do uso;
– Redução de emissões de forma baseada na ciência e alinhada a uma trajetória de 1,5°C;
– Impacto líquido positivo da água em bacias com estresse hídrico;
– Zero resíduos destinados a aterros e incineração;
– Neutralidade da degradação da terra, incluindo desmatamento zero;
– Insumos de materiais 100% sustentáveis que são renováveis, recicláveis ou reutilizáveis;
– Descarga zero de poluentes e produtos químicos perigosos.

Agora, como trazer esta consciência para o ambiente corporativo onde você está inserido?

Para colaborar, de fato, com as metas estabelecidas na Agenda 2030 e os benchmarks aumentando os níveis de ambição, é necessária uma liderança ousada que vise à transformação dos modelos de negócios em núcleos realmente engajados em promover mudanças decisivas. Certamente, além da colaboração com as esferas externas e, basicamente, alheias à empresa, as mudanças contribuirão para a construção de um negócio de sucesso e que seja competitivos em seus respectivos mercados.

A ideia é que se desenvolvam soluções para os grandes desafios do planeta. Empresas de presença global, obviamente, devem ter isto em mente. Contudo, se falamos de uma pequena agência de viagens no Brasil, mas que atua comercializando viagens de passageiros para fora do país, por exemplo, já nos referimos a um contexto perfeito para se pensar em minimizar os impactos causados por estes indivíduos. Determinar que o sucesso de um bom negócio precisa também, necessariamente, incluir uma visão mais ampla de todas as partes interessadas.  

As iniciativas para aplicar os ODS numa corporação devem partir, inicialmente, da base do negócio, estabelecendo um novo propósito; e da governança, nas estratégias e metas corporativas alinhadas aos objetivos. Em seguida, eles devem ser integrados às atividades operacionais, transformando, consequentemente, produtos e serviços, movimentando todas as partes envolvidas em prol da sustentabilidade.

Finalmente, é importante que haja um engajamento de todas estas esferas, em todas as camadas hierárquicas e processos, de forma que desenvolvam em conjunto soluções inovadoras e disruptivas que contribuam positivamente para alcançar os ODS.

Todas estas estruturas da empresa precisam estar conectadas de forma a se fortalecerem de maneira interdependente. Sem objetivos e metas ambiciosas de base dificilmente as empresas conseguirão incorporá-los à essência do negócio. Se os princípios da empresa não estiverem bem estabelecidos, não será possível integrá-los aos seus demais processos. Por conseguinte, não haverá cobrança das ações que estejam sendo realizadas no negócio.

Aqui na Fauna nós ajudamos negócios do setor de turismo passar por essa jornada de transição para uma operação mais equilibrada e de impacto positivo. O primeiro passo pode ser dado a partir de diferentes momentos da empresa por isso, não importa se seu negócio é recém chegado ao setor ou muito consolidado, o fundamental é despertar para esse assunto e agir.

Trazendo todas estas ideias ao ambiente de uma agência de viagens, nossa sugestão é que você comece por:

  • Trocas todas as lâmpadas fluorescentes por LED;
  • Crie uma política de trabalho híbrido – remoto e presencial;
  • Fazer uso de iluminação natural nos ambientes e diminuir o consumo de energia elétrica;
  • Incentivar o uso de bicicleta ou transporte público para o deslocamento casa trabalho da equipe;
  • Estimule a venda de voos diretos nas viagens para reduzir a pegada de carbono do produto;
  • Eliminar todo e qualquer uso de descartáveis na empresa, substituindo por copos retornáveis e louças; 
  • Realize a manutenção nos aparelhos de ar-condicionado dentro no prazo necessário;
  • Dê atenção ao lixo gerado pela empresa e certifique-se de que ele terá a destinação correta;
  • Adote uma política paperless;
  • Faça jornadas de aprendizagem para seus colaboradores e clientes sobre turismo responsável;
  • Escolha uma causa social alinhada a um ODS e a defenda como puder;
  • Faça o inventário de emissões da sua empresa e compense plantando árvores. 

Nós não sabemos ao certo como será o futuro e se os objetivos estabelecidos na Agenda 2030 serão, de fato, cumpridos em sua totalidade. É clichê, mas se cada indivíduo e cada empresa fizerem o máximo que estiverem ao seu alcance para contribuir positivamente, tornaremos a realidade das futuras gerações muito melhores do que a em que vivemos.

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