Case Clube Turismo: Franquia de agência de viagens se insere na agenda sustentável

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São muitos os motivos para negócios do setor de turismo se engajarem na agenda sustentável, trata-se de um segmento que tem uma função social no enfrentamento aos desafios climáticos e sociais, e todos os agentes que integram esse setor podem mitigar seu impacto no mundo. A Clube Turismo, uma franquia de agências de viagens, deu o primeiro passo nesse sentido, implementando um projeto piloto bem sucedido na sua unidade master no Estado de São Paulo, localizada em Ribeirão Preto.

O turismo sustentável sempre foi discutido nas estratégias da Clube Turismo, embora não fosse tão evidente às partes interessadas do negócio. A linha de consultoria “Sustentabilidade em Dia” foi implementada neste projeto piloto da unidade master de São Paulo para que fosse possível mensurar os resultados em diferentes áreas da empresa e dar elementos suficientes para matriz avaliar a implementação em toda rede.

Assim, durante o ano de 2021, foram executadas diversas ações para integrar a agenda da sustentabilidade às estratégias da agência de viagens, tais como:

1-) Alinhamento da estratégia de negócio aos ODS da Agenda 2030;
2-) Elaboração de política de sustentabilidade a partir de estudo de materialidade com mais de 60 stakeholders;
3-) Inventário de emissão de CO2 da operação;
4-) Compensação das emissões de CO2 das viagens de clientes finais;
5-) Elaboração de relatório de sustentabilidade que será publicado neste mês de março;
6-) Mudança na comunicação com clientes finais, visando conscientizá-los sobre a importância do turismo responsável e como colocá-lo em prática.

Integrar negócios à agenda da sustentabilidade envolve uma série de desafios, dentre eles tempo e investimento. As mudanças não acontecem rapidamente, é preciso um esforço coletivo de gestores e suas equipe para que se tenha o retorno financeiro e social esperado. No caso da Clube Turismo Ribeirão Preto, muitas ações foram implementadas ao longo do ano, mas há um plano de ação bem definido previsto para os próximos 24 meses. Isso porque, quando empresas se propõem a gerar valor a todos os stakeholders, é preciso paciência até que todos estejam alinhados aos valores sustentáveis.

Algumas das ações já implementadas são de âmbito ambiental

No mês de fevereiro, uma parte da equipe da Clube Turismo Ribeirão Preto e seus familiares plantaram 10 ipês amarelos e rosas. A ação teve como objetivo compensar as emissões de CO2 da operação da agência de viagens em 2021 e contou com a parceria do Coletivo ArboreSer, projeto de plantio de árvores na cidade de Ribeirão Preto/SP.

A Clube Turismo Ribeirão Preto emitiu 1,85 tCO2 em 2021, o que a rigor, seria compensado com o plantio de uma muda de ipê amarelo que ao longo do seu ciclo de vida compensa 2,9 toneladas de CO2. Contudo, a agência de viagens de Ribeirão Preto buscando sensibilizar seus colaboradores, parceiros, fornecedores e outras empresas da importância desta iniciativa, optou por realizar o plantio de uma árvore para cada um dos seus sete colaboradores, o que resultou em uma compensação correspondente a quase 11 vezes mais do que a operação emitiu em 2021.

As viagens dos clientes também foram compensadas com o apoio da agência, que realizou o cálculo das emissões geradas pelo roteiro dos passageiros utilizando as plataformas do Iniciativa Verde e IDESAM, e sugeriu a compensação por meio de doação para compras de mudas de árvores. Essa ação se iniciou em setembro de 2021 e desde então foi feita a compensação de três viagens e a doação para plantio de 14 árvores no bioma Mata Atlântica. Compensar as viagens comercializadas faz parte da iniciativa da Clube Turismo Ribeirão Preto em engajar os seus clientes que também recebem o kit viagem com dicas para prática de um turismo mais responsável.

O impacto do turismo mundo

O turismo é responsável por cerca de 8% das emissões de carbono do mundo. Desde viagens de avião, passeios, cruzeiros e várias outras atividades contribuem para o seu impacto no mundo. A Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Programa das Nações Unida para o Meio Ambientes (PNUMA) lançaram na COP26 a Declaração de Glasgow para Ação Climática no Turismo. Esse documento expressa os objetivos do setor em reduzir pela metade as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e alcançar zero emissões antes de 2050, mais de 300 empresas, entidades e governos são signatários desse compromisso.

Com este horizonte em vista e após projeto piloto de sucesso, a franquia Clube Turismo inicia o ano de 2022 perspectivas otimistas para integrar a sustentabilidade nas estratégias de toda rede, o que fará dela uma pioneira no mercado brasileiro de microfranquias e sobretudo, mais uma integrante do grupo de empresas que buscam por um setor de turismo mais sustentável e responsável com o meio ambiente e sociedade.

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